domingo, 26 de abril de 2015

Bolo de iogurte com limão

Essa receita é da Ana Maria Braga. Queria um bolo de iogurte com limão bem fofinho e babei quando vi o vídeo dela. Achei o bolo sensacional! Só a cobertura que não gostei muito, além de um pouco trabalhosa (pelo ponto do açúcar que eu queimei na 1ª tentativa hehe), o gosto não achei dos melhores - da próxima vez vou tentar fazer a cobertura com 1 lata de limão, suco de 2 limões e as raspas, que nem pro bolo verde de limão.




Ingredientes

Massa

½ xícara (chá) de óleo (120 ml)
2 ovos
1 ¾ xícara (chá) de açúcar (350 g)
½ colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de suco de limão (50 ml)
raspas da casca de 1 limão
2 copos de iogurte natural (340 ml)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento (270 g) (ou se sua farinha não tiver fermento, são 2 xícaras de farinha e 1 colher de fermento)

Modo de Preparo

Massa

Coloque todos os ingredientes da massa em uma tigela e misture até que massa fique homogênea. Unte uma assadeira com manteiga e despeje a massa. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 °C por aproximadamente 35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Ingredientes

Cobertura

6 gemas peneiradas
½ xícara (chá) de suco de limão (125 ml)
200 g de açúcar
80 g de manteiga cortada em cubos
100 ml de água
2 claras batidas em neve
raspas da casca de 1 limão
Modo de Preparo

Cobertura

Coloque as gemas peneiradas, o suco de limão e metade do açúcar em uma panela e leve ao fogo médio mexendo sempre, com um batedor de arame até engrossar (aproximadamente 5 minutos). Depois de desligar o fogo, acrescente a manteiga cortada em cubos e continue mexendo com o batedor. Espere esfriar.

Em outra panela, coloque o restante do açúcar com a água, deixe derreter e mexa até que fique em ponto de bala dura. Despeje esta mistura sobre as claras em neve, mexendo cuidadosamente, até formar um merengue. Junte ao creme feito acima misturando delicadamente. Leve para gelar.
Montagem

Desenforme o bolo em um prato. Cubra com a cobertura e salpique raspas de limão para decorar. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário